Apresentação do livro “Mergulho” de Manoela Pastor

 em Sem categoria

 

Mergulho talvez seja o modo como Manoela Pastor nomeia sua experiência singular com a palavra, com a escrita. Mergulho talvez nos diga, também, da força que a palavra literária tem para a autora, que, durante cerca de dois anos, trabalhou semanalmente neste livro que agora chega ao mundo. Esse trabalho, de acréscimo e de subtração – de edição, enfim –, teve como direção dar tratamento aos originais, dar-lhes um contorno e, ao mesmo tempo, uma abertura: dar um contorno é também, por mais paradoxal que pareça, encontrar saídas. O trabalho sério de Manoela agora se revela aqui, neste delicado livro, costurado à mão, como fruto do que temos chamado de “clínica do texto”.

Os textos, entre a crônica e o poema, fazem com que percorramos um ponto de vista singular sobre as coisas, das mais ordinárias às mais extraordinárias (ou, como ela chama, “surreais”); das mais cotidianas às mais fundamentais, como o Amor, o Abandono, a Fragilidade e a própria Escrita. Manoela não recua ante a palavra literária; ao contrário, mergulha nela, dando-lhe corpo, o que, por sua vez, devolve-lhe, a ela, à autora, força, alegria pela frase descoberta, inesperada. Sim, escrever é saber estar só em companhia (da palavra); escrever é dar tratamento ao corpo; escrever é infinitivo nos seus efeitos… E a autora, com ternura e, ao mesmo tempo, firme decisão, soube fazer sua an-coragem nestas páginas, em que foram caindo, pouco a pouco, as letras de uma vida.

Maraíza Labanca
(Maraíza é escritora, editora e doutora em Estudos Literários pela UFMG. Conduz oficinas de escrita individuais e coletivas no Espaço a’mais)

Postagens recentes

Deixe seu comentário

Start typing and press Enter to search

× Podemos te ajudar?